Pages


Dica para clarear os dentes usando casca de banana pode ser uma solução barata para o tratamento, mas será que isso é verdade?
Na ultima semana de setembro de 2012, uma mensagem apareceu nas redes sociais, em sites e em diversos blogs: A casca da banana clareia os dentes!
O texto diz exatamente assim:
Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos. Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.
Acompanhando o texto, a imagem abaixo:

Será que isso é verdade?

Mais uma vez, estamos diante de algo com várias características de um bom boato virtual:
  • Trata de um assunto que interessa muita gente
  • Apresenta uma solução simples e barato para um problema
  • Não cita fontes ou apresenta evidências de sua eficácia
  • Mostra como prova apenas uma imagem
  • Possui um texto pobre e com erros de grafia
Uma lida no texto que circula junto com as imagens deixa margem para algumas dúvidas, como, por exemplo:
Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos.[...]
Quantas vezes o “produto” deve ser usado por dia? E por semana? Em quanto tempo os dentes começam a ficar brancos?
Lendo as frases escritas na “simpatia”, ficamos com a impressão que os dentes ficariam brancos em apenas 2 minutos. Mas não é bem assim…
O próximo trecho do texto afirma que:
[...] Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.
Não encontramos em nenhum lugar alguma publicação que confirme a existência de manganês na casca da banana. Mas, é claro, pode ser que não procuramos direito.
Nesse estudo, publicado pela Scientific Electronic Library Online, encontramos a seguinte tabela que mostra as principais propriedades detectadas nas cascas de algumas frutas. O manganês não está entre elas:








De qualquer maneira, não há nenhuma comprovação científica de que algum desses minerais funcione como clareador de dentes. Atualmente, os dentistas utilizam clareadores a base de peróxido de hidrogênio, que nada tem a ver com minerais!


A imagem dos dentes “antes e depois”


As fotos que exibem os dentes antes e depois do “tratamento” são bastante conhecidas na web! Uma rápida busca no Google Imagens mostra que essa boca é usada por vários sites que prometem clareamento caseiro e/ou sites que vendem produtos para tratamento dentário. Um exemplo disso é o site sueco Ultra Tan, que comercializa um kit desse tipo.


Abaixo, reprodução da busca por essa foto no Google Imagens:






Várias pessoas fizeram vídeos, explicando como aplicar o produto nos dentes:







0 comentários:

Postar um comentário